Páginas

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Feliz Dia dos Namorados, minha Marca Preferida :)

A propósito do dia  dos Namorados que está aí à porta, surge-me a dúvida se nós, consumidores, não enamoramos as nossas marcas de eleição até mais do que os nossos próprios namorados?
Obrigada http://umablondie.blogspot.com/
pela imagem linda :)
Com a mudança no comportamento do consumidor ocorrida nos últimos anos em que a decisão de compra é influenciada diretamente pelas opiniões das pessoas que já são clientes de um produto ou serviço, a importância dos defensores de uma marca cresceu significativamente.
Atualmente, as marcas corporativas criam uma relação tão próxima com os consumidores que estes passam a ser verdadeiros defensores da marca, mesmo que de forma insconsciente. 
Estes defensores promovem uma marca espontaneamente pela sua rede de amigos e familiares, influenciando a compra e consumo dessa mesma marca. O consumidor identifica-se de tal forma com a marca que, sem receber nada em troca, defende-a, enfatizando os seus valores e as suas qualidades.
Os consumidores que se assumem como defensores de marca (mesmo que de forma inconsciente) são apaixonados pela marca e demonstram essa paixão ao idolatrá-la e elogiá-la constantemente.  Até mais do que próprios namorados…
Os defensores são fiéis à marca: não a trocam, não correm riscos de experimentar outras marcas, e mostram-se totalmente leais à sua marca de eleição. Mais leais do que aos próprios namorados…
Em épocas de crise, muitas vezes são estes defensores que salvam a credibilidade de uma marca porque acreditam de tal forma nos seus valores que irão defendê-la e desculpabilizá-la por qualquer erro que esta possa cometer, amenizando o impacto que essa crise possa causar nos outros consumidores. Desculpabilizamos mais depressa uma marca que os nossos próprios namorados…
Resumidamente, confiamos mais depressa nos valores das marcas do que nos valores das pessoas. Acreditamos mais facilmente na nossa marca preferida do que nas pessoas que estão à nossa volta. Estamos perante uma verdadeira humanização das marcas, um verdadeiro sentimento de pertença que torna as nossas marcas parte da nossa vida e da nossa família. Partilhamos amor com as pessoas que nos estão próximas e com as nossas Marcas.

Será que podemos dizer Feliz Dia dos Namorados, minha marca preferida?

Sem comentários:

Enviar um comentário