Páginas

quarta-feira, 15 de abril de 2015

A Dança e a Televisão Portuguesa

Todos os domingos à noite a dança apodera-se dos ecrãs da televisão portuguesa para divertir milhões de espectadores. Assistimos a verdadeiras competições de dança que nos fazem sentir, de forma emocionada, o prazer de dançar e a vontade de nos tornarmos verdadeiros bailarinos profissionais. 

Este tipo de programas são o empurrão que faltava para esta arte. Criam modas e tendências. Emocionam e fazem os espectadores sonhar. Arrisco-me a dizer que os espectadores passam a semana a dançar para chegar ao domingo à noite e serem confrontados com mais beleza, mais graciosidade e mais estilos de dança até aqui desconhecidos.
O impacto que a televisão portuguesa tem na Dança é notório: estes programas são fundamentais para dar visibilidade à Dança, essa arte esquecida, fazendo-a chegar a pequenos e graúdos. 

Os programas de televisão, em especial aqueles que permitem transmitir alguma arte, têm o objetivo de aculturar os espectadores, tendo uma influência direta nas pessoas que assistem ao programa. Criam apetência e curiosidade ou ajudam a renovar o interesse em relação à Dança, sendo o impulso para tornar a marca "Dança" bem mais forte no panorama nacional e completamente intrínseco na nossa sociedade. Há cada vez mais alunos a inscreverem-se em escolas de dança e, desta forma, o programa cumpre a sua missão de chegar aos espectadores.

A divulgação desta arte e dos fantásticos bailarinos que temos em Portugal é a grande mais-valia ao dar a hipótese de mostrarem o seu talento.


Liliana Garcia, 25 de anos, é bailarina há 14 anos de Contemporâneo, Hip-Hop e Salsa e foi a grande vencedora do programa "Achas que Sabes Dançar?". Liliana juntou-se ao blog para uma mini-entrevista.



M - Sendo tu já uma bailarina profissional, o que te motivou para participar num programa deste género, submetendo-te à aprovação de um júri (que poderia ser boa ou má) e do público português?
Liliana - O alcance do reconhecimento pela minha dança e pela minha arte, o conseguir chegar a um público que por norma não vai aos teatros ver dança. 

M - Achas que este programa permitiu dar a conhecer esta arte?
Liliana - Sim é sempre bom que estes programas aconteçam, porque por uns tempos a dança irá estar ao alcance de mais alguns com mais facilidade. 

M - Consideras que a marca "Dança" está muito mais presente na vida dos portugueses devido a este tipo de programas? De que forma?
Liliana - Isso com certeza, nem que seja pelo facto de todos os domingo termos conseguido chegar coração deles através do movimento, e isso não se explica sente-se.

M - Foste a grande Vencedora do Programa "Achas que Sabes dançar", o que esperas daqui para a frente?
Liliana - A minha vida continuará igual, agora com mais projetos, mas as ambições continuarão a ser as mesmas, irei apostar na formação e criação. 

Obrigada à Liliana por colaborar com o blog com a sua opinião sobre a influência destes programas para a perceção da Dança em Portugal :)

2 comentários: