Páginas

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Healthly #3

E chegou mais uma rúbrica Healthly. Para seguir a do mês passado cliquem aqui.

Umas das coisas que a vida me tem ensinado é que é praticamente impossível sermos felizes em pleno sem treinarmos o desapego.
Todos vivemos condicionados e dependentes de tudo e todos, condicionados pelo relógio, pela carga horária, ou até por aqueles que nos rodeiam, por padrões, por opiniões...
Crescimento pessoal é algo que tem de ser trabalhado muito, e arduamente... E começo achar que é um trabalho que nunca acaba... Começamos por descobrir tanta coisa sobre nós e a criar ferramentas para que tudo flua de uma forma mais harmoniosa, que vamos querendo sempre mais, é como se bebêssemos e a sede do conhecimento interior nunca ficasse saciada.
Comecei esta descoberta do meu ser interior há cerca de dois anos, e o desapego foi o mais difícil de treinar... Se consigo ser desapegada a todos os níveis??? Não... Claro que não, ainda tenho muito trabalho pela frente.
Mas já consigo ser eu, sem dependências... Sem ficar agarrada ás coisas ou as pessoas... Deixar fluir sem sentir dor, deixar as coisas partir, porque se partem é porque assim teria de ser.
Há quem ache que desapego é falta de interesse, falta de entrega, o que é de todo mentira. Desapego é sabermos entregar-nos e interessarmos-nos mas no momento certo, saber largar sem dor.
Quando deixamos de carregar o mundo ás costas, quando deixamos ir o que nos pesa deixando entrar apenas o que é bom e leve, estamos a treinar o desapego.
Larga as amarras, larga os padrões, larga as regras, larga os bons costumes e agarra-te ao que tu és.... 
Dá de ti sem quereres receber em troca, deixa as pessoas irem se elas não querem ficar, aceita o que tiram pois a seguir receberás em dobro. E lembra-te sempre... Se continuares a usar os mesmos ingredientes na mesma receita o bolo não muda de sabor...
Por isso arrisca, muda os ingredientes e sê feliz com um novo sabor.


No mês passado, numa rubrica mais geral foram faladas de algumas aulas que podem dar-nos treinos verdadeiramente completos e que, acima de tudo, nos divertem e nos dão mais motivação para ir ao ginásio.
Confesso que sou totalmente fã de aulas de grupo. Inicialmente toda a gente tem sempre o receio de errar um ou outro passo, fazem a aula no final da sala para tentar passar despercebido, mas no final, a recompensa do esforço é notória.
Ao contrário da moda que anda por aí, não faço qualquer tipo de aula de dança como Zumba, por exemplo. Sei que é um dos maiores pontos-chave de motivação das pessoas mas, no meu caso, para além de ser totalmente descoordenada, tenho objectivos específicos que sei que apenas com aulas de dança não conseguiria (ou levaria muito mais tempo).

Eis um pequeno resumo das principais aulas que faço:

- Localizada (a minha aula. Faço imensas por semana): é uma das aulas mais completas porque faz todo o tipo de trabalho: seja de cardio ou musculação de pernas, braços, abdominais. Desenvolve a força, tonifica e tem uma boa queima calórica (560 calorias por aula)

- RPM (ou cycling): Muita gente não gosta desta aula (e eu confesso que preciso de disposição para ir a uma aula destas e nem sempre a tenho) mas é uma aula muito boa para a perda calórica e para melhorar a nossa parte cardiovascular, aumentando a nossa força muscular. As músicas são sempre muito dinâmicas e activas, exactamente para nos esquecermos um bocadinho que passamos cerca de 50 minutos a pedalar :) (675 calorias por aula aproximadamente)

- Body Pump: aula para um treino muito completo com barras e pesos com resultados rápidos. Aumenta a tonificação e a queima de gorduras (cerca de 530 calorias perdidas por aula)

- TRX: Esta aula é feita com o peso do nosso próprio corpo. Promove a estabilização das articulações e queima cerca de 580 calorias.

- ABS: As aulas de sonho de todas as meninas :) Ao contrário do que pensam, se fizermos mil aulas de abdominais não vamos ficar com a barriga de sonho... As aulas de ABS ajudam a fortalecer o core abdominal, melhorando o equilíbrio e a mobilidade. 

Estas são parte do meu treino semanal :) E vocês? Que aulas mais gostam? Costumam fazer alguma destas aulas? Sugestões de outras aulas? Contem-nos tudo :)

1 comentário: