Páginas

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Marca Pessoal

“Marca Pessoal é o que as pessoas falam sobre ti quando sais da sala” (Jeff Bezos, Fundador Amazon).

Vivemos num mundo de marcas e as marcas pessoais são uma parte inevitável do mundo atual.
O Marketing pessoal é uma estratégia individual para atrair, desenvolver, fidelizar contactos e relacionamentos que nos projetam do ponto de vista pessoal e profissional.
A base do Marketing Pessoal é compreender como um indivíduo é percebido, antes mesmo de entrar em contacto direto com os outros. O Marketing Pessoal permite tornar o indivíduo no produto distinto que é desejado pelas qualidades que lhe estão associadas, atraindo uma elite mais rentável de consumidores.
É fundamental saber autopromovermo-nos para alcançar objetivos e resultados, tendo uma clara perceção das competências e fraquezas e de como tirar partido dos pontos fortes para alcançar o sucesso. A nossa imagem perante os outros está intimamente ligada à maneira como expressamos as nossas ideias, as nossas opiniões ou como nos apresentamos enquanto produto.
A sociedade em que vivemos impõe padrões de competitividade bastante elevados e para a cultura portuguesa, as marcas pessoais são objeto de fascínio pelo seu poder e influência. Admiramos as figuras que nos cativam com personalidades fortes e carismáticas, capazes de nos inspirar. Os consumidores compram as marcas dos líderes, de forma a ter alguma conexão com o líder, impulsionando assim o fenómeno do Marketing Pessoal.
Uma marca pessoal forte estimula no seu público perceções precisas e significativas sobre os valores e as qualidades que um indivíduo representa, criando expetativas na mente dos outros que querem trabalhar com ele. Aquilo que se faz pode não ser único, mas a marca pessoal é única (Montoya, 2009).

Todas as pessoas têm uma marca pessoal, mas a maioria dos indivíduos não a gere de forma estratégica, consistente e eficaz. É fundamental que tenhamos consciência que devemos alinhar a nossa marca pessoal com as expetativas dos públicos que lidam diretamente connosco, de forma a ganharmos o nosso próprio espaço meritório e respeitado.

Montoya, Peter, Vandehey Tim, (2009), “The brand called you – Create a personal brand that wins attention and grows your business”, Mcgraw-Hill, 2009

Sem comentários:

Enviar um comentário