“Marca Pessoal é o que as pessoas falam sobre
ti quando sais da sala” (Jeff Bezos, Fundador Amazon).
Vivemos num mundo de marcas e as marcas pessoais são uma parte
inevitável do mundo atual.
O Marketing pessoal é uma estratégia individual para
atrair, desenvolver, fidelizar contactos e relacionamentos que nos projetam do
ponto de vista pessoal e profissional.
A base do Marketing Pessoal é compreender como um indivíduo é
percebido, antes mesmo de entrar em contacto direto com os outros. O Marketing
Pessoal permite tornar o indivíduo no produto distinto que é desejado pelas
qualidades que lhe estão associadas, atraindo uma elite mais rentável de
consumidores.
É fundamental saber autopromovermo-nos
para alcançar objetivos e resultados, tendo uma clara perceção das competências
e fraquezas e de como tirar partido dos pontos fortes para alcançar o sucesso.
A nossa imagem perante os outros está intimamente ligada à maneira como expressamos
as nossas ideias, as nossas opiniões ou como nos apresentamos enquanto produto.
A sociedade em que
vivemos impõe padrões de competitividade bastante elevados e para a cultura
portuguesa, as marcas pessoais são objeto de fascínio pelo seu poder e influência.
Admiramos as figuras que nos cativam com personalidades fortes e carismáticas,
capazes de nos inspirar. Os consumidores compram as marcas dos líderes, de
forma a ter alguma conexão com o líder, impulsionando assim o fenómeno do Marketing
Pessoal.
Uma marca pessoal forte estimula no seu público
perceções precisas e significativas sobre os valores e as qualidades que um
indivíduo representa, criando expetativas na mente dos outros que querem
trabalhar com ele. Aquilo que se faz
pode não ser único, mas a marca pessoal é única (Montoya, 2009).
Todas as pessoas têm
uma marca pessoal, mas a maioria dos indivíduos não a gere de forma
estratégica, consistente e eficaz. É fundamental que tenhamos consciência que
devemos alinhar a nossa marca pessoal com as expetativas dos públicos que lidam
diretamente connosco, de forma a ganharmos o nosso próprio espaço meritório e
respeitado.
Montoya, Peter, Vandehey Tim, (2009), “The
brand called you – Create a personal brand that wins attention and grows your
business”, Mcgraw-Hill, 2009
Sem comentários:
Enviar um comentário